Bioética


Olá, colaborador(a)!
Você conhece o Módulo de Bioética do CEJAM?

A bioética é um tema da filosofia que envolve questões relacionadas ao tratamento ético da vida.

Dessa forma, com o intuito de garantir a responsabilidade moral nos procedimentos, pesquisas e assistência à saúde praticados nas unidades sob sua gestão, o CEJAM possui um Módulo de Bioética.

Esse canal é destinado a receber e tratar manifestações que desrespeitem os princípios da bioética, assegurando a identificação de eventuais falhas e agindo para corrigi-las.


Princípios da Bioética

a)   Princípio da não-maleficência: o paciente nunca pode ser prejudicado. Nesse sentido, os profissionais devem, acima de tudo, oferecer o melhor tratamento ao paciente a fim de restabelecer/promover sua saúde ou prevenir um agravo.


b)   Princípio da beneficência: uma ação ética é aquela que provoca máximo de benefício ao maior número de pessoas, minimizando os danos.


c)   Princípio da autonomia: a autonomia é a capacidade de autodeterminação de uma pessoa, ou seja, o quanto ela pode gerenciar sua própria vontade, livre da influência de terceiros. Assim, o paciente deve ter autonomia para decidir se aceita ou não o tratamento e cuidados propostos.


d)   Princípio da justiça: refere-se à igualdade de tratamento oferecida aos pacientes. Além disso, é fundamental prezar pelo respeito, com imparcialidade, ao direito de cada indivíduo.


Como realizar uma manifestação?

Antes de registrar seu relato, considere:

SIM - Siga para o canal 

NÃO - Para as manifestações que tratam de assuntos relativos ao Código de Ética e Conduta do CEJAM, registre seu relato pelo canal de denúncias Sensus 

Contamos com o seu apoio!